Iniciativas
Iniciativas
Ano 2012
1 de Dezembro de 2012 - Dia Mundial de Luta Contra a SIDA
I Encontro Anual sobre a Infeção pelo VIH - G.I.P.A. - O envolvimento das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH em Cascais
I Encontro Anual sobre a Infeção pelo VIH - G.I.P.A. - O envolvimento das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH em Cascais
No âmbito da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a SER+ desenvolveu uma iniciativa pioneira em Portugal. Propôs e concretizou o 1.º Encontro Anual sobre a Infeção VIH. Este ano, realizou-se nas instalações da SER+, em Cascais mas, pretende-se que a iniciativa cresça e que se torne uma iniciativa do Concelho de Cascais com o envolvimento de vários organismos e sempre em parceria com a sociedade civil. A comissão executiva deste projeto terá sempre por base uma comissão constituída também por pessoas que vivem com o VIH, esperando que, gradualmente, este projeto seja liderado por pessoas que vivem com a infeção. As pessoas que vivem com o VIH e seus familiares e amigos foram CONVIDADOS a participar e a envolverem-se, tanto nas respostas que mais precisam como no desenvolvimento das mesmas.
Estiveram presentes mais de 100 pessoas a quem foram facultados instrumentos, durante todo o encontro, de modo a perceberem de como toda esta iniciativa se processava. Esteve presente outras individualidades locais e nacionais que trouxeram o seu contributo na maior participação das pessoas que vivem com o VIH, como foi o caso do Diretor do Programa para o VIH/SIDA em Portugal, António Diniz e Frederico Almeida, Vereador da Câmara Municipal de Cascais que juntamente, com o Coordenador do Centro Anti Discriminação VIH/SIDA, Pedro Silvério Marques lideraram a sessão: "Estigma & Discriminação" promovendo, em ambas as sessões, um aceso debate com pessoas que vivem com o VIH que sentem o estigma e a discriminação por parte de terceiros. Daqui saiu o compromisso político de minimizar a discriminação sentida na área das seguradoras contra as pessoas que vivem com o VIH.
O filme dos acontecimentos para e do dia 1 de Dezembro
 
AbbVie
Gilead - Advancing Therapeutics. Improving Lives
Na sessão seguinte: "Ativismo & Ação", Ricardo Fernandes, da Associação Positivo e Ricardo Baptista Leite, Deputado da Comissão da Saúde da Assembleia da República e Coordenador do Grupo de Trabalho para o VIH/SIDA dinamizaram, igualmente, duas sessões, intituladas: "Ativismo & Ação" onde questionaram os presentes do que entendiam por ativismo e deram exemplos de ações concretas. Durante todo o dia, outras iniciativas decorreram, mostrando a todos, as várias respostas que, na vertente social, poderiam ser prestadas na comunidade local. O dia terminou com a entrega de prémios no valor de dois mil euros a quatro das famílias que a SER+ acompanha. O sorteio foi realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e terminou com o discurso da Presidente da Direção, Margarida Prieto. Esta iniciativa contou com o apoio da AbbVie e da GILEAD.
António Diniz e Pedro Silvério Marques
António Diniz e Pedro Silvério Marques
Pedro Silvério Marques e Frederico Almeida
Pedro Silvério Marques e Frederico Almeida
Ricardo Baptista Leite e Ricardo Fernandes
Ricardo Baptista Leite e Ricardo Fernandes
Sessão - Ativismo & Ação
Sessão: "Ativismo & Ação"
 
Colaboradores da SER+: Ana Duarte e Pedro Águas
Colaboradores da SER+:
Ana Duarte e Pedro Águas
Publicações
Publicações
Entrega dos prémios
Entrega dos prémios
Equipa do Grupo Cordeiro, os Farmaceuticos: Artur Silva, Manuel Vieira, Andreia Lourenço, Ana Neves e Marta Uva
Equipa do Grupo Cordeiro, os Farmaceuticos: Artur Silva, Manuel Vieira, Andreia Lourenço, Ana Neves e Marta Uva
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.