Formações
O que Fazemos
Apoio na Redução do nº de Casos de Discriminação » Formações
Profissionais de Saúde
VIH e SIDA na Prestação de Cuidados de Saúde/ Direitos Humanos e Discriminação: SEP
Ação de Formação: VIH e SIDA na Prestação de Cuidados de Saúde/ Direitos Humanos e Discriminação: SEP

Para enfermeiros e dirigentes sindicais do SEP

LISBOA

VIH e SIDA na Prestação de Cuidados de Saúde/ Direitos Humanos e Discriminação: SEP

Em 2012 desenvolvemos para o SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) uma sessão de formação que abrangeu 15 enfermeiros e dirigentes sindicais. Esta ação contou com a presença da Dra. Teresa Baptista, Médica infeciologista do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE/ Hospital de Egas Moniz.

VIH e Sida no Contexto Laboral: O papel do médico do trabalho
Ação de Formação: VIH e Sida no Contexto Laboral: O papel do médico do trabalho

Para estudantes e profissionais de medicina do trabalho

LISBOA

VIH e Sida no Contexto Laboral: O papel do médico do trabalho

Em 2014 juntámos à parceria da Escola Nacional de Saúde Pública a da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho, e desenvolvemos nova sessão, mais abrangente e mais longa, dirigida a 21 médicos do trabalho, e que contou novamente com a intervenção do Prof. Sousa Uva, bem como do Dr. Luís Galaio, (Médico do Trabalho no CHLN, EPE / Hospital de Santa Maria), Dr. José Vera (Internista, especialista na área do VIH) e Dr. Pedro Silvério Marques (Coordenador do Centro Anti-Discriminação VIH/SIDA).

 

Os médicos do trabalho têm um papel decisivo e privilegiado, pois são o elo de ligação entre o contexto de trabalho, o trabalhador e a sua condição de saúde, tendo a sua atuação grande influência na integração do indivíduo com VIH a nível profissional.

Por este motivo, estabelecemos, em 2013, uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública para a realização de uma formação aos alunos do curso de medicina do trabalho, tendo também estado presentes alguns docentes, num total de 25 pessoas.

Para a concretização desta ação contámos com a preciosa colaboração do Dr. Sousa Uva, Coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental desta Escola, bem como com as intervenções do Dr. Kamal Mansinho e Drª Maria do Céu Rueff, especialistas nesta área.

Formação na ENSP, com a participação do Dr. Kamal Mansinho
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.