O que Fazemos
Apoio Social » Projeto Interage
Projeto Interage
As pessoas que vivem com o VIH e/ou com SIDA integradas no Serviço de Apoio Domiciliário, apresentam frequentemente problemas ao nível cognitivo, físico e social, que levam, quer à deterioração da sua saúde física e psíquica, quer ao isolamento e exclusão social. Após a identificação destes problemas e necessidades, surgiu o Projeto InterAge, que foi dinamizado entre abril e novembro de 2013, e através do qual pretendeu-se promover o bem-estar, autonomia e integração social dos clientes de SAD.
O projeto realizou-se com intervenções específicas, na área da terapia ocupacional e da psicologia, sendo aplicado sob a forma de sessões de grupo subordinadas a várias temáticas e com utilização de metodologias diferenciadas, com o objetivo de:
-
Promover competências, interesses e motivações nos clientes;
-
Melhorar as competências sociais, cognitivas e motoras dos clientes;
-
Promover a autonomia em atividades da vida diária;
-
Estimular a criatividade e aumento da auto-estima;
-
Combater o isolamento social.
Este projeto constituiu-se por sessões de movimento, de estimulação cognitiva, sessões de treino de competências sociais, atelier de expressão criativa, atividades culturais e de lazer (uma ao santuário de Fátima e à praia da Nazaré** e outra ao Jardim Zoológico de Lisboa**) e programas de treino de competências em atividades da vida diária, desenvolvidos pela equipa e especialistas convidados nas áreas de nutrição, higiene e gestão orçamental.
|
ANTES
Foram integrados neste projeto 16 clientes de SAD, dos quais, inicialmente, 67% apresentava ansiedade social, aquando do convívio formal ou informal e 69% sentiam-se insatisfeitos com a sua qualidade de vida. Ao nível das atividades da vida diárias instrumentais, 60% dos clientes referiam necessitar de ajuda na realização das mesmas, sendo a preparação de refeições, utilização de transportes e a gestão da medicação as mais referidas. |
|
|
DEPOIS
De uma forma global, 87% dos clientes envolvidos, mostraram-se bastante satisfeitos com a participação no projeto, apesar de 83% terem referido que deveria haver continuidade com as sessões. 60% dos participantes consideraram que o projeto InterAge os ajudou, significativamente, a aumentar as suas competências ao nível da higiene pessoal e domiciliária, da alimentação e da gestão orçamental familiar. Relativamente à autonomia, 42% sentem-se muito mais autónomos na realização de atividades da vida diária. Concluindo, 50% dos clientes referiram que o projeto modificou muito a sua postura para com a sua vida. A avaliação final do impacto do projeto permite-nos afirmar que 81% dos clientes abrangidos nestas sessões aumentaram o nível de competências sociais. |
|
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+ |
Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).
O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.
Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às:
-
2ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h e as 14h e as 16.40h
-
3ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
-
6ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: alexandra.aguiar@sermais.pt.
Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook, na página de Instagram @diagnosticarnalinha www.instagram.com/diagnosticarnalinha ou através do telem. 910 905 974.
|
|