Introdução
O que Fazemos
» Apoio à Evidência Científica
Introdução

As pessoas que vivem com a infeção pelo VIH, geralmente, são estigmatizadas e objeto de ações discriminatórias.
Muitas não conhecem os direitos que as assiste e desconhecem como estes podem ajudá-las a alterar as coisas para melhor.
Existem muitas organizações de cariz internacional que sensibilizam as pessoas infetadas e não só, a agir contra o estigma e a discriminação através do reconhecimento e da defesa pelos direitos das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH.

O Índice destina-se a recolher informações sobre estigma, discriminação e direitos das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH, informações que poderão contribuir para a missão destas organizações.

O Índice do Estigma das Pessoas que vivem com o VIH é um projeto desenvolvido e implementado por e para pessoas que vivem com a infeção. As informações recolhidas irão permitir:

- Documentar as experiências das pessoas que vivem a infeção pelo VIH dentro de uma determinada comunidade ou determinado país, no que diz respeito ao estigma e discriminação relacionados com esta patologia;
- Comparar a situação de pessoas que vivem com o VIH num país ou em vários países diferentes no que respeita a um dado assunto; - Mensurar as mudanças ocorridas durante um período de tempo, de modo que seja possível responder a questões tais como "Terá a situação, no que respeita ao estigma, discriminação e direitos das pessoas que vivem com o VIH, piorado ou melhorado nos últimos dois anos nesta comunidade?"
- Proporcionar evidência científica para a mudança política e intervenções programáticas.

O objetivo principal da recolha destas informações e de as apresentar sob a forma de índice é o de ampliar a nossa compreensão sobre o grau e as formas que assume o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas que vivem com o VIH em diferentes países. A intenção das organizações participantes é de tornar o Índice amplamente disponível, de modo a que possa ser utilizado como um instrumento local, nacional e global de advocacia para a defesa dos direitos das pessoas que vivem com o VIH.

Este projeto está a ser implementado em Portugal pela SER+ em parceria com o GAT e decorrerá até Junho de 2013. Clique e saiba mais em Stigma Index em Portugal.

 

 

Relatório Final: StigmaIndex - Portugal
Stigma Index Portugal
Relatório Final
 
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).

O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.

Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às:

  • 2ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h e as 14h e as 16.40h
  • 3ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
  • 6ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h

Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: alexandra.aguiar@sermais.pt.

Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook, na página de Instagram @diagnosticarnalinha www.instagram.com/diagnosticarnalinha ou através do telem. 910 905 974.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Unidade Móvel de Saúde SER+
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Relatório de Contas
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
© 2025 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM
Livro de Reclamações
ENTIDADES REGULADORAS
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P. ERS - Entidade Reguladora da Saúde