Políticas de segregação dirigidas aos reclusos infetados pelo VIH
O Impacto do VIH
Reclusos
Políticas de segregação dirigidas aos reclusos infetados pelo VIH

Muitas prisões por este mundo fora ainda aplicam politicas de segregação dirigidas aos reclusos infetados pelo VIH e ou com SIDA. Em tais lugares, aqueles que são testados à chegada do Estabelecimento Prisional ou que o diagnóstico já seja conhecido, estão detidos em alas diferentes dos restantes reclusos. No Alabama e na Carolina do Sul, nos EUA, a maioria dos presos que são portadores de VIH são obrigados a usar uma braçadeira ou um emblema que os identifique.

O Observatório Internacional dos Direitos Humanos afirmou que a segregação dirigida aos detidos infetados não só reflete politicas ultrapassadas como viola os direitos humanos. Para além disto, há também um risco grande de saúde pública nestes locais onde a segregação é aplicada, por exemplo, a possibilidade de surgir um surto de tuberculose. Colocar reclusos infetados pelo VIH em alas separadas dos outros reclusos não reduz a propagação de IST´s ou de outras infeções transmissíveis por via sanguínea, pelo contrário, tem poucos benefícios para a saúde e aumenta o estigma por parte dos outros presos e do restante pessoal da cadeia.
Felizmente, muitos países estão a reconhecer as consequências dos abusos aos direitos humanos que tais políticas trazem e, nesse sentido, tem-se verificado uma diminuição dessas políticas nas prisões. No entanto, para aqueles locais onde isso se verifica, os presos que vivem com o VIH vão continuar a ser submetidos ao estigma e à discriminação.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).

O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.

Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às:

  • 2ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h e as 14h e as 16.40h
  • 3ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
  • 6ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h

Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: alexandra.aguiar@sermais.pt.

Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook, na página de Instagram @diagnosticarnalinha www.instagram.com/diagnosticarnalinha ou através do telem. 910 905 974.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Unidade Móvel de Saúde SER+
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Relatório de Contas
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
© 2024 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM
Livro de Reclamações
ENTIDADES REGULADORAS
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P. ERS - Entidade Reguladora da Saúde