Porque devo fazer o teste?
FACTOS SUPER-RÁPIDOS:
A única forma de saber se estamos infectados ou não pelo VIH é fazendo o teste.
Precisarei de ser testado para o VIH? Sim, se:
Mesmo que pense ser improvável que possa estar infetado pelo VIH, a maneira mais rápida de deixar de se preocupar é fazer o teste.
Fazer o teste é rápido e fácil.
Atualmente, realizar um teste para o VIH é rápido, fácil e gratuito na maioria dos locais onde estão disponíveis.
Um resultado positivo significa aceder ao tratamento.
Ser diagnosticado para o VIH, numa fase inicial, assegurar-lhe-á uma vida longa e saudável. Para isso bastará ser rigoroso com o tratamento que irá reduzir a quantidade de vírus que existe no seu corpo e proteger o seu sistema imunitário.
Fazer o teste significa manter-se a si e ao seu parceiro saudável. Fazer o teste ao VIH com regularidade e conhecer o seu estatuto serológico significa também manter a sua vida sexual saudável e não só a sua como a do seu parceiro. E se for VIH positivo poderá proteger-se usando, por exemplo, preservativos para prevenir que a transmissão não aconteça. Iniciando e mantendo o tratamento antiretroviral, reduzirá a carga viral e, por conseguinte, a probabilidade de transmitir o vírus. A essa redução, os clínicos dão-lhe o nome de ?Indetetável?, significando que o VIH não aparece nos teste normais realizados ao sangue. Se essa informação for confirmada e validada pelo seu médico, significa que por via sexual, o VIH não se transmitirá. No entanto, necessitará que a sua carga viral seja monitorizada com a regularidade que o seu médico disser, de forma a assegurar que a mesma se mantenha indetetável. Nunca se esqueça que os resultados ao teste de VIH ou a qualquer outro resultado clínico, jamais serão conhecidos a menos que você o permita. Mas se o resultado for positivo, poderá encorajar o seu parceiro ou parceiros a serem testados também, o que fará com que se protegam de igual forma.
|
|