Psicoterapia Individual e/ou em Grupo
O que Fazemos
Apoio Psicológico » Psicoterapia
Psicoterapia Individual e/ou em Grupo

Ao longo do processo terapêutico espera-se que se dê uma evolução progressiva:

  • Da perceção e compreensão de si próprio, dos esquemas emocionais, circuitos de pensamento e padrões de funcionamento associados ao sofrimento psicológico e à perturbação que o provoca;
  • Da compreensão do seu percurso e dos contextos da sua história pessoal, para chegar às condições da vida da pessoa (relacionais e da relação consigo próprio, acontecimentos de vida) que levaram ao bloqueio de tarefas essenciais do seu desenvolvimento psicológico;
  • Da conquista de uma experiência relacional securizante e simultaneamente desafiante, criando as condições necessárias para o retomar do desenvolvimento que ficou suspenso na cristalização do padrão psicopatológico de funcionamento;
  • De um caminho de diferenciação e integração da identidade pessoal, de um sentimento de si positivo, de construção de autonomia e de um sentido para a vida.
  • O acompanhamento psicológico individual prestado aos utentes tem uma periodicidade definida num projeto terapêutico previamente estabelecido e acordado.

 

 

 

 

A intervenção psicológica pode ser também levada a cabo a nível grupal, através de grupos terapêuticos, realizados com uma periodicidade semanal.

O grupo surge como um espaço de partilha de sentimentos, emoções e pensamentos, numa mistura individual versus grupal influenciando-se mutuamente numa dialética. Desta forma o grupo constitui um espaço facilitador do trabalho psíquico, através das identificações relacionais entre os seus membros.

  Aconselhamento Individual e/ou em Grupo

Responsável pelo departamento de psicologia da SER+:
Dra. Ana Filipa Lopes Dra. Ana Filipa Lopes
ana.filipa.lopes@sermais.pt
  • Criar um espaço de partilha e de escuta, securizante e contentor das angústias e ansiedades;
  • Ajudar os utentes a elaborar sentimentos, emoções e cognições, permitindo um maior autoconhecimento através da identificação das vivências grupais;
  • Possibilitar a aprendizagem de novos padrões relacionais e esclarecimento dos já existentes;
  • Promover a autonomia do indivíduo face à família;
  • Dotar os utentes de competências para identificar, antecipar, lidar com situações de risco.
  • De um sentimento de adaptação ao contexto social, integração familiar e sentido de pertença.
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.