Porque devo fazer o teste?
Porque devo fazer o teste?

FACTOS SUPER-RÁPIDOS:

  • Fazer o teste é a única maneira que temos de ter a certeza se estamos ou não infetados pelo VIH.
  • Conhecer o seu estatuto serológico para o VIH significa manter-se a si e aos seus parceiros saudáveis.
  • Ser diagnosticado precocemente permite-lhe aumentar as probabilidades de ter uma vida longa e saudável.

A única forma de saber se estamos infectados ou não pelo VIH é fazendo o teste.
Muitas pessoas sentem-se nervosas só de pensarem nisso mas as razões para ser-se testado superam em muito as razões para não o ser.
Lembre-se do seguinte, se for VIH negativo pode sempre obter informação para permanecer saudável se for VIH positivo pode imediatamente iniciar o tratamento e dessa forma assegurará que se mantém saudável.

 

Precisarei de ser testado para o VIH?

Sim, se:

  • tiver tido alguma relação sexual não protegida;
  • recentemente tiver sido diagnosticado com alguma outra IST;
  • partilhou seringas usadas ou qualquer outro material injectável;
  • está preocupado com o VIH e se quer ficar totalmente descansado.

Mesmo que pense ser improvável que possa estar infetado pelo VIH, a maneira mais rápida de deixar de se preocupar é fazer o teste.
Se for sexualmente ativo, ter o hábito de se testar com regularidade, mesmo que use o preservativo e que julgue não estar em risco, será um bom indicador de que se preocupa consigo e com os outros.

 

Fazer o teste é rápido e fácil.

Atualmente, realizar um teste para o VIH é rápido, fácil e gratuito na maioria dos locais onde estão disponíveis.
Dependendo do tipo de teste utilizado, envolverá ou um pouco de saliva ou algumas gotas de sangue mas nunca dor.
Em Portugal, já pode, inclusive, comprar o teste e fazer em casa.

 

Um resultado positivo significa aceder ao tratamento.

Ser diagnosticado para o VIH, numa fase inicial, assegurar-lhe-á uma vida longa e saudável. Para isso bastará ser rigoroso com o tratamento que irá reduzir a quantidade de vírus que existe no seu corpo e proteger o seu sistema imunitário.
As pessoas que vivem com o VIH, com o tratamento correto, têm uma esperança média de vida igual a qualquer outra pessoa saudável. É importante, por isso, que tenha o controle total da sua saúde, fazendo o teste.

 

Fazer o teste significa manter-se a si e ao seu parceiro saudável.

Fazer o teste ao VIH com regularidade e conhecer o seu estatuto serológico significa também manter a sua vida sexual saudável e não só a sua como a do seu parceiro.

E se for VIH positivo poderá proteger-se usando, por exemplo, preservativos para prevenir que a transmissão não aconteça. Iniciando e mantendo o tratamento antiretroviral, reduzirá a carga viral e, por conseguinte, a probabilidade de transmitir o vírus. A essa redução, os clínicos dão-lhe o nome de ?Indetetável?, significando que o VIH não aparece nos teste normais realizados ao sangue. Se essa informação for confirmada e validada pelo seu médico, significa que por via sexual, o VIH não se transmitirá. No entanto, necessitará que a sua carga viral seja monitorizada com a regularidade que o seu médico disser, de forma a assegurar que a mesma se mantenha indetetável.

Nunca se esqueça que os resultados ao teste de VIH ou a qualquer outro resultado clínico, jamais serão conhecidos a menos que você o permita. Mas se o resultado for positivo, poderá encorajar o seu parceiro ou parceiros a serem testados também, o que fará com que se protegam de igual forma.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).

Tendo em conta as contingências actuais da COVID 19, o rastreio sofreu as seguintes alterações:
O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.

Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às 4.ªs feiras entre as 9h e as 12h30. Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: ana.duarte@sermais.pt.

Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada mas o serviço está temporariamente suspenso. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook ou através do telem. 910 905 974.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Contas
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
Facebook
© 2020 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM