O que Fazemos
Apoio na Redução do nº de Casos de Discriminação » Formações
Organizações da Sociedade Civil
Reduzir para ZERO casos o número de Discriminações na SER+
A 4ª e última sessão de formação interna no âmbito do combate à discriminação, decorreu no passado dia 18 de Junho sobre o tema Promover. O principal objetivo desta sessão era o de sabermos como promover o respeito pelos direitos das PVVS para evitar e diminuir as situações de discriminação, contribuindo assim para a sua boa integração em todas as áreas da sociedade. Para tal, começámos por definir alguns conceitos chave e desenhar a árvore de problemas do estigma e discriminação das pessoas que vivem com infeção VIH, de modo a analisarmos melhor os fatores subjacentes a este fenómeno, e assim conseguirmos delinear estratégias mais adequadas. Este exercício foi complementado com a apresentação e discussão de alguns conceitos e correntes teóricas que nos ajudaram a compreender e enquadrar melhor o nosso conhecimento empírico.
Para dirigentes e colaboradores de organizações da sociedade civil que trabalhem com populações em situação de vulnerabilidade
PORTO Atendimento e integração dos Clientes nas ONG
Esta formação destina-se a todas as entidades que acompanham pessoas em situação de vulnerabilidade (qualquer que seja o motivo: deficiência; situações de pobreza e exclusão; grupos marginalizados, etc), e nasce da necessidade em aliar a profissionalização e qualidade dos serviços a uma intervenção centrada no cliente, no seu bem-estar e nas suas necessidades, e que o coloque no centro das principais decisões que o afetam direta ou indiretamente. Visa promover uma reflexão sobre as práticas atuais das ONG no que diz respeito ao atendimento e integração dos clientes, bem como dotar os seus dirigentes, técnicos e colaboradores de instrumentos que permitam aprimorar os procedimentos correntes. Para as entidades que o desejarem poderá ter continuidade num processo de consultoria (gratuito) que irá auxiliar na autorreflexão e implementação de práticas que melhor acolham e integrem os clientes nos serviços e vida da organização.
Esta formação foi desenvolvida em Março e Abril de 2014 no Porto, Faro e Cascais, tendo abrangido 63 pessoas, pertencentes a 16 entidades
Para Dirigentes e colaboradores de organizações da sociedade civil, com especial relevância para as que prestam apoio a pessoas que vivem com infeção VIH; Ativistas e pessoas com infeção VIH que queiram ter um papel mais ativo na defesa dos seus direitos.
PORTO VIH e Sida: Direitos Humanos e Discriminação
Com esta ação de formação pretende-se capacitar os dirigentes e técnicos das organizações da sociedade civil para a atuação perante situações de discriminação de pessoas que vivem com infeção VIH. Os seus principais objetivos são:
A formação foi desenvolvida em Março e Abril de 2014 no Porto, Faro e Cascais, tendo abrangido 68 pessoas, pertencentes a 12 entidades.
DH e Discriminação em: Cascais, Porto e Faro
Para os colaboradores de ONG da área do VIH CASCAIS VIH e SIDA e o Contexto Laboral: O Papel das ONG
Com o objetivo de habilitar os dirigentes e técnicos das ONGs comconhecimentos, meios e instrumentos jurídico/legais que lhes permitam identificar e fazer defender os direitos das pessoas que acompanham, desenvolvemos, em 2011, uma ação de formação de 2 dias onde participaram 26 colaboradores de várias ONG nacionais.
Formação para ONG, em Cascais
Para os 25 colaboradores da SER+
CASCAIS Datas: // 25 de Junho, // 26 de Setembro, // 24 de Outubro e // 10 de Dezembro Reduzir para ZERO casos o número de Discriminações na SER+
Reduzir para ZERO casos o número de discriminações é uma das 3 grandes prioridades da UNAIDS. Pretendendo a Ser+ assumir-se como uma entidade de referência nesta área, propomo-nos a realizar, durante o ano de 2013 um plano de formação interna para todos os colaboradores, de modo a prepará-los para:
No passado dia 26 de Setembro decorreu na Ser+ a 2ª formação interna sobre este tema. Depois de na primeira sessão se ter abordado a forma como podemos identificar e reconhecer situações de discriminação nos vários contextos, esta segunda formação foi dedicada à implementação de boas práticas no nosso quotidiano profissional. Com uma metodologia criativa foi pedido a todos os colaboradores que identificassem o cumprimento ou não de determinadas políticas e procedimentos na SER+ e o mesmo para as suas práticas individuais. Posteriormente, 3 grupos foram criados para identificar as áreas prioritárias a intervir e desenhar ações concretas para atingir cada objetivo, tendo sido nomeados responsáveis para a sua implementação e prazos para o seu cumprimento. Para que possam ficar com um "cheirinho" das áreas de que falámos, aqui vão algumas:
A terceira sessão de formação interna, dedicada à defesa dos direitos das pessoas que vivem com infeção VIH, decorreu no passado mês de Outubro, e pretendeu dotar os funcionários de conhecimentos e ferramentas para melhor conseguirem fazer face a situações de discriminação de que tenham conhecimento.
|
|