Barreiras à prevenção
O Impacto do VIH
População sem abrigo
Barreiras à prevenção

Uma ideia errada e muito comum é pensar-se que um grande obstáculo à prestação de serviços preventivos à população sem-abrigo é não conseguir ter acesso a elas. Na realidade, esta população está muito presente e está aos olhos de todos. Muitas vezes são vistas a viver ou a trabalhar nas ruas ou perto dos abrigos.

Criando relações de confiança, fazendo contactos consistentes ao longo do tempo e trabalhando com as networks locais já existentes, pode ajudar no acesso a esta população de modo a conseguir-se um acompanhamento mais efetivo.

O QUE SABEMOS:  
No âmbito de um programa de rastreio ao VIH para pessoas sem-abrigo com graves distúrbios mentais, 90% dos testados regressou para saber os resultados.

Barreiras e configurações institucionais podem restringir atividades de prevenção à infeção pelo VIH e a outras IST's. A segurança nos abrigos é muitas vezes mantida somente para prestar as necessidades básicas. Os abrigos geralmente são muito resistentes em autorizar programas de prevenção ao VIH que falem explicitamente de sexo e de substâncias ilícitas ou que adiram à distribuição de preservativos, até porque na maioria dos casos, são mesmo proibidos. A falta de um espaço que garanta a privacidade para que o aconselhamento se faça de modo a conseguir-se abordar temas mais sensíveis, pode também ser um obstáculo.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).

O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.

Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às:

  • 2ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h e as 14h e as 16.40h
  • 3ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
  • 6ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h

Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: alexandra.aguiar@sermais.pt.

Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook, na página de Instagram @diagnosticarnalinha www.instagram.com/diagnosticarnalinha ou através do telem. 910 905 974.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Unidade Móvel de Saúde SER+
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Relatório de Contas
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
© 2024 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM
Livro de Reclamações
ENTIDADES REGULADORAS
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P. ERS - Entidade Reguladora da Saúde