Projeto Interage
O que Fazemos
Apoio Social » Projeto Interage
Projeto Interage

As pessoas que vivem com o VIH e/ou com SIDA integradas no Serviço de Apoio Domiciliário, apresentam frequentemente problemas ao nível cognitivo, físico e social, que levam, quer à deterioração da sua saúde física e psíquica, quer ao isolamento e exclusão social. Após a identificação destes problemas e necessidades, surgiu o Projeto InterAge, que foi dinamizado entre abril e novembro de 2013, e através do qual pretendeu-se promover o bem-estar, autonomia e integração social dos clientes de SAD.

O projeto realizou-se com intervenções específicas, na área da terapia ocupacional e da psicologia, sendo aplicado sob a forma de sessões de grupo subordinadas a várias temáticas e com utilização de metodologias diferenciadas, com o objetivo de:

  • Promover competências, interesses e motivações nos clientes;
  • Melhorar as competências sociais, cognitivas e motoras dos clientes;
  • Promover a autonomia em atividades da vida diária;
  • Estimular a criatividade e aumento da auto-estima;
  • Combater o isolamento social.

Este projeto constituiu-se por sessões de movimento, de estimulação cognitiva, sessões de treino de competências sociais, atelier de expressão criativa, atividades culturais e de lazer (uma ao santuário de Fátima e à praia da Nazaré** e outra ao Jardim Zoológico de Lisboa**) e programas de treino de competências em atividades da vida diária, desenvolvidos pela equipa e especialistas convidados nas áreas de nutrição, higiene e gestão orçamental.

Antes ANTES
Foram integrados neste projeto 16 clientes de SAD, dos quais, inicialmente, 67% apresentava ansiedade social, aquando do convívio formal ou informal e 69% sentiam-se insatisfeitos com a sua qualidade de vida. Ao nível das atividades da vida diárias instrumentais, 60% dos clientes referiam necessitar de ajuda na realização das mesmas, sendo a preparação de refeições, utilização de transportes e a gestão da medicação as mais referidas.
 
Depois DEPOIS
De uma forma global, 87% dos clientes envolvidos, mostraram-se bastante satisfeitos com a participação no projeto, apesar de 83% terem referido que deveria haver continuidade com as sessões. 60% dos participantes consideraram que o projeto InterAge os ajudou, significativamente, a aumentar as suas competências ao nível da higiene pessoal e domiciliária, da alimentação e da gestão orçamental familiar. Relativamente à autonomia, 42% sentem-se muito mais autónomos na realização de atividades da vida diária. Concluindo, 50% dos clientes referiram que o projeto modificou muito a sua postura para com a sua vida. A avaliação final do impacto do projeto permite-nos afirmar que 81% dos clientes abrangidos nestas sessões aumentaram o nível de competências sociais.
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
Facebook
© 2017 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM