O caminho
João Brito
Membro do GAT - Grupo Português de Ativistas sobre Tratamento de VIH/SIDA - Pedro Santos
Coordenador do CheckpointLX
O Impacto do VIH
Homens que têm sexo com Homens
O caminho

As evidências e a experiência mostram que a prestação de serviços no âmbito do VIH para aqueles que estão em maior risco pode ser muito benéfico para a abordagem de todo um país ao VIH e à SIDA. Governos e mecenas internacionais devem, portanto, deixar de negligenciar a epidemia do VIH entre os HSH.

O estigma e a intolerância cultural às relações homossexuais, são muitas vezes, a principal causa para o número de novas infeções pelo VIH em todo o mundo e, até que essas questões sejam abordadas, torna-se difícil inverter esta tendência nos HSH, e não só, dificultando os esforços para gerir globalmente a problemática do VIH e da SIDA. Atacando o estigma e a discriminação suportadas por leis ou não, servirá para capacitar os HSH eficazmente e facilitar o acesso à saúde dos mesmos, como ao diagnóstico precoce, ao tratamento, à prevenção e ao apoio psicossocial.

Para garantir que as respostas à epidemia do VIH nos HSH sejam adequadas, devem, entre outras coisas, basear-se em evidências qualitativas relacionadas com tendências comportamentais e epidemiológicas; direitos humanos e legais e; em programas de monitorização e de avaliação. Além disso, tais atividades devem envolver uma variedade de pessoas, incluindo comunidades afetadas, governos, organização internacionais, ONG's e academias.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.