A origem do VIH
O VIH/SIDA
No mundo
A origem do VIH

Em 2008, os cientistas confirmaram que o vírus da imunodeficiência humana (VIH) teve origem nos chimpanzés selvagens numa região remota dos Camarões, em África. Foram precisos sete anos de investigação para desenvolver métodos de análise que localizassem geneticamente a versão primata do vírus em chimpanzés selvagens vivos sem causar danos àquela espécie ameaçada. Depois, analisaram de mais de 1.300 amostras de fezes frescas de chimpanzés recolhidas nas florestas.

Os cientistas sabem há muito tempo que os primatas não humanos têm a sua própria versão de vírus da SIDA, chamada VIS (vírus da imunodeficiência símia). Mas o VIS só tinha sido encontrado em chimpanzés em cativeiro.

Desconhecia-se a prevalência do vírus em chimpanzés em liberdade ou a sua diversidade genética ou geográfica, e foi isso que complicou os esforços para localizar a ponte entre o animal e o homem. Ao despistar anticorpos de VIS nas fezes dos chimpanzés, encontraram-nos numa subespécie chamada Pantroglodita no sul dos Camarões.

Robert Gallo
Beatrice Hahn
 
Os chimpanzés tendem a formar comunidades geograficamente distintas e, enquanto nalgumas detetaram taxas de infeção de 35%, noutras não encontraram nenhuma infeção. Segundo a principal autora do estudo, Beatrice Hahn, “Cada um dos chimpanzés infetados tinha um padrão genético básico comum que indicava um antepassado comum.”
A análise genética identificou comunidades de chimpanzés perto do rio Sanaga, nos Camarões, cujas estirpes virais estão mais estreitamente relacionadas com os mais comuns dos subtipos de VIH.
Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.