O que precisa de ser feito?
O Impacto do VIH
Reclusos
O que precisa de ser feito?

Por todo o mundo, os governos não conseguiram resolver o problema da infeção pelo VIH nas comunidades reclusas. Mesmo que um corpo substancial de evidências científicas mostre que a prevenção para o VIH aplicado eficazmente reduz comportamentos de risco tanto dentro como fora do sistema prisional, a maioria dos presos não tem acesso a esses programas. As guidelines para a testagem do VIH raramente são seguidas e as poucas condições das prisões tornam impossível aos reclusos chegar um sistema se saúde adequado. Sem proteção suficiente contra o VIH e adequado tratamento e respetivos cuidados de saúde, os reclusos continuarão a sofrer os efeitos devastadores desta epidemia.

Situação e necessidades avaliações e intervenções específicas devem atender os princípios de direitos humanos e as regras mínimas para os prisoneiros. Estes incluem imparcialidade, não discriminação e respeito pelas crenças religiosas e os preceitos morais. Na área da saúde, as normas são obrigatórias para a educação, nutrição, saneamento e acesso atempado aos serviços médicos apropriados. Este último inclui a prevenção da transmissão de doenças contagiosas. Intervenções de saúde devem ser baseadas em evidências, em linha com as diretrizes nacionais e internacionais.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Entrega de Medicação em casa - Se for utente do Hospital de Cascais, adira. Se quer saber mais, clique aqui e peça informações.
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.