Centro de Documentação e Informação do Centro Anti Discriminação
O que Fazemos
Apoio na Redução do nº de Casos de Discriminação » Centro de Documentação e Informação
Centro de Documentação e Informação do Centro Anti Discriminação

Missão e Objetivos
O Centro de Documentação e Informação do Centro Anti Discriminação tem como missão e objetivos a implementação, gestão e atualização de um Portal de recursos de informação e de documentação, de livre acesso, com especial enfoque nas populações e grupos vulneráveis e relacionado em três grandes áreas temáticas:

  • O VIH/Sida
  • A luta contra a discriminação
  • Os Direitos Humanos

Recursos
O acervo documental do Centro de Documentação e Informação do Centro Anti Discriminação, integra diversa tipologia documental - como revistas, relatórios, atas de congressos, artigos científicos, teses de mestrado e de doutoramento, trabalhos de campo, legislação e jurisprudência - e encontra-se catalogado num sistema de gestão de informação biblioteconómica com a finalidade de organizar e facilitar a transmissão do conhecimento de uma forma mais eficiente para o utilizador, o qual poderá aceder via on-line através de uma base de dados em open Access.

Pesquisa
O Centro de Documentação e Informação do Centro Anti Discriminação procurará, sempre que possível, que o acesso ao seu espólio se possa efetuar remotamente por via eletrónica, através da disponibilização on-line do maior volume de documentos, pelo que, mediante o módulo de pesquisa se poderá aceder à informação pretendida.

A pesquisa poderá efetuar-se por meio das seguintes funcionalidades:

  • Pesquisa simples »»
       É feita com base num único campo por meio de palavras ou expressões escolhidas pelos utilizadores (como os assuntos, nomes comerciais de medicamentos, princípios activos, localização geográfica e/ou cronológica).Éeficaz e rápida se os termos escolhidos estiverem incluídos no Thesaurus.
  • Percorrer o índice »»
    É apresentada uma lista de termos ordenados alfabeticamente e relativos ao Índice selecionado. A partir dos termos listados pode visualizar o conjunto de registos associados.  
  • Pesquisa avançada »»
    Permite o cruzamento de vários termos e a utilização de vários campos de pesquisa pré-definidos - autor; título; assunto (ver termos incluídos no Thesaurus; data da publicação; palavra; palavra no nome do título; palavra no nome do autor; cota; ISSN; ISBN; e local de edição - com o recurso aos operadores E, OU e NÃO.

 

ACESSO REMOTO À INFORMAÇÃO

Selecionado o documento pretendido e, caso este apresente na parte inferior do respetivo registo as expressões - "TEXTO em PDF" ou "TEXTO em HTML" - bastará clicar sobre as mesmas que assim acederá ao conteúdo.

No caso de não encontrar o que pretende pode recorrer ao Serviço de Atendimento de Referência On-line solicitando o apoio pretendido através do email: cdi.referencia@sermais.pt.

Acesso Presencial ao CDI
A consulta do acervo físico não disponível on-line poderá ser efetuada localmente, sendo necessário fazer uma marcação prévia quer por correio eletrónico -  cdi.referencia@sermais.pt - ou pelo telefone nº 214 814 130, de 2ª a 5ª feira, entre as 10h00 e as 17h30.

Empréstimos
O empréstimo de obras para consulta domiciliária, assim como a duração da mesma, depende de autorização da Direção do CDI, depois de preenchido um formulário próprio para o efeito.

Fotocópias
É possível a reprodução parcial das obras impressas em que apenas seja permitida a consultada presencial, através fotocópias pagas, de acordo com a tabela vigente na altura da execução do trabalho.

Sugestões e Comentários
No sentido de melhorar a sua capacidade de resposta, os utilizadores poderão enviar sugestões de recursos eletrónicos a inserir no repositório / portal do Centro de Documentação e Informação, assim como sugestões e comentários que visem um melhoramento do serviço prestado.

Estágios
Com o intuito de promover o conhecimento nas áreas de atuação e numa interação com diferentes universos externos - universidades, empresas e Organizações Não Governamentais, entre outras instituições - o CDI procurará proporcionar e facilitar a realização estágios.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais, venha fazer o teste para o VIH na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+. O teste é gratuito, anónimo e confidencial.

Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras de manhã, entre as 9h e as 12h30. Às 3.ª e 5.ª, à tarde, entre as 14h e as 16h30.

Não precisa de marcação. É por ordem de chegada.

Qualquer dúvida, contacte-nos para o número: 214 814 130 ou para o telemóvel: 917 553 488.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Legislação e Direitos das Pessoas Infetadas pelo VIH e/ou SIDA - ?O desconhecimento dos direitos e os obstáculos ao acesso aos mecanismos de resposta continuam a dificultar a acção perante práticas discriminatórias e, consequentemente, o seu combate eficaz.?
Novo espaço de atendimento às pessoas que vivem com o VIH. Maior acessibilidade e maior regularidade no acompanhamento psicossocial.
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
Facebook
© 2017 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM